Abrir menu principal

Wikimerda β

Forum:Proposta de usuários banidos poderem tentar pedir desbloqueio na sua página de discussão

Esta página faz parte do Fórum da Wikimerda
Raízes: Index > Banheiro de Posto > Proposta de usuários banidos poderem tentar pedir desbloqueio na sua página de discussão
14/10/2019, segunda-feira
Aprenda a evitar conflitos de edição

Bom gente, apesar de aqui não existir nenhum anjinho que poderia ter sido banido injustamente (retirando o caso de um usuário que levou BAN injustamente mas que já foi desbanido depois), poderiam tentar fazer um desbloqueio em suas próprias páginas de discussão graças a opção da nova versão da MediaWiki em deixar os usuários bloqueados a editar as suas páginas, para assim eles terem então uma oportunidade em retornar aqui sem necessitar abrir um tópico no Banheiro de Posto ou estar numa página obrigatório para pedir desbans. Porém, para não existir certos abusos, poderia se colocar regras, eis umas idéias de regras caso achem interessante a minha idéia deles se defenderem nas suas páginas de discussão:

  1. O usuário banido poderá usar a sua página de discussão para argumentar sobre o motivo de ter sido banido e pedir um desbloqueio caso o seu BAN seja injusto.
  2. Mas caso esse usuário comece a desviar das conversas, ou o Sysop que o baniu não aceitar desbloquea-lo, então basta apenas trancar a sua páginas de discussão, podendo ser entre uma quantidade de tempo até que termine o tempo do banimento do usuário, até o infinito caso esse banido não tiver conserto.
  3. Mas em casos GRAVES tipo atacar vários usuários, ou esse praticou racismo, homofobia ou coisas similares, ou ser reincidente (tipo já foi banido mas desbanido depois das desculpas, só para cometer os mesmos erros ou cometer coisas piores) então que também desabilite o banido de editar a sua própria página de discussão.

...

Bom, eu espero que entendam que é apenas para ajudar a organizar melhor os que apenas cometeram uma pequena baguncinha e podem melhorar, ou aqueles que não tão nem aí e só tão para se criar farra, além de ser um jeito mais fácil de lidar com os banidos, caso algum ano dia aqui se encha de usuários e necessitem patrulhar direto eles. Dragomaniaco o grande Sábio 2myqbup.gif Comentários 617 Contribs 19h55min de 25 de setembro de 2019 (UTC)

Drago, me desculpe ter que corrigir mas em muitas versões anteriores dava para um usuário bloqueado poder editar a sua própria página de discussão. Eu já fiz isso na Wikia uma vez. No caso da DP, é lógico que ninguém fazia isso devido ao fato de ter uma dúzia de administradores prontos para bloquear qualquer usuário e pelo fato de a maioria dos banidos ou serem emos e reclamarem dos bans ou serem mal-educados em xingar o administrador que os baniu, vide nossa velha amiga de bordel Rhubella selo-02.pngRhubella Marie, a ratinha preppie 1 401 preppieditsRhubella selo-01.png 02h15min de 26 de setembro de 2019 (UTC)

Eu sei, embora por lá criaram o Muro das Lamentações, que antigamente os vândalos podiam ficar chorando direto até que o Administrador Malvado tenha pena e o desbane para dar mais uma vez ao coitado (quando era fora do Site), mas hoje em dia ta muito mais burocratico quando colocou o Muro dentro do Site e na pratica apenas complica ainda mais para ter um desbloqueio, enquanto na discussão se possui um certo balanço, onde se o cara que levou infinito for abusar, daí sim é impedi-lo de editar até a sua discussão, onde vai necessitar chorar muito em foruns ou alguma página de ADM para ver se pelo menos liberem a sua discussão para tentar negociar o seu desbloqueio.

Acho melhor ouvir mais alguns usuários daqui no que vão achar da idéia, embora eu só vou abrir uma votação APENAS quando se colocar as regras de como um banido poderá usar a página de discussão, caso seja NEGADO o seu pedido de desban se vão proteger contra edição em um certo tempo ou infinito (depedendo da sua gravidade e conversa)) ou se poderá ser desbanido por concenso, ou teria que abrir uma votação caso o ofendido e o ADM não entrarem num acordo, ou o ADM não entrar no acordo mas os outros (mesmo sendo ADM) acharem que ele mudou, embora não podem alterar o ban dele, mas podem colocar num julgamento final, mas sem necessitar uma área super isolada em alguma parte da Wikimerda em que quase ninguém se interessará em entrar. Dragomaniaco o grande Sábio 2myqbup.gif Comentários 617 Contribs 02h51min de 26 de setembro de 2019 (UTC)

Parece interessante mas não conheço nenhum lugar onde isso é aplicável. Nem mesmo na Wikipédia. Vamos esperar os outros pra ver como sai essa discussão. Rhubella selo-02.pngRhubella Marie, a ratinha preppie 1 401 preppieditsRhubella selo-01.png 02h35min de 27 de setembro de 2019 (UTC)

Eu acho que, dependendo da gravidade do banimento, poderiam fazer uma votação sobre isso, tipo as de eliminação de páginas. Pclæsh Aqui é galo, PORRA Olha as merdas que eu fiz! 26 merdas feitas 03h01min de 27 de setembro de 2019 (UTC)

Ahh Neuer ou Pclaesh seja como preferes se chamar, usar as páginas de discussão dos banidos para dialogar com os Sysops não tem nada haver com eliminação de páginas. Dragomaniaco o grande Sábio 2myqbup.gif Comentários 617 Contribs 10h50min de 27 de setembro de 2019 (UTC)

Mas eu disse sobre usar o modelo de votação usado nas eliminações de páginas para ser desbanido. Pclæsh Aqui é galo, PORRA Olha as merdas que eu fiz! 26 merdas feitas 20h17min de 27 de setembro de 2019 (UTC)

Ah ta, agora entendi. Mas só rolaria caso de votação caso nem o ofendido e nem o Sysop que o baniu concordarem em desbanir, ou se ambos (ou a mesma pessoa caso ofendeu um Sysop) não concordarem com o seu desban, mas a pessoa simpatizante a ela poderá fazer uma votação, embora possa ser um amiguinho querendo desbanir um outro, mas que será desbanido APENAS se a grande maioria (ou 50% + 1 voto) decidir isso. Mas por enquanto vou querer mais opiniões, principalmente dos Burocratas para saber no que eles acham da minha idéia e quais tipos de regras poderiam impor caso aprovem, antes de eu coloca-la em votação. Dragomaniaco o grande Sábio 2myqbup.gif Comentários 617 Contribs 21h16min de 27 de setembro de 2019 (UTC)
Caramba, eu entendi nada do que você disse mas, caramba. Pclæsh Aqui é galo, PORRA Olha as merdas que eu fiz! 26 merdas feitas 18h48min de 28 de setembro de 2019 (UTC)
O Drago tinha que complicar... ¬¬ Rhubella selo-02.pngRhubella Marie, a ratinha preppie 1 401 preppieditsRhubella selo-01.png 02h15min de 29 de setembro de 2019 (UTC)
Drago, se você puder resumir, sem querer ofender, mas ajudaria um pouco. Neuer, o alemão da Wikimerda Dê sua lolizinha aqui 421 Merdas feitas 02h30min de 29 de setembro de 2019 (UTC)

───────────────────────── Já vi que esse tópico está (como sempre) perdendo o foco devido ao excesso de usuários (3 e um sock). Então vamos recapitular a conversa onde até um menino de 11 anos não se perca até aqui.

O que vamos decidir é se um usuário após ser banido possa usar a própria discussão para discutir o seu desbloqueio.

  1. Não vejo incoveniente com o primeiro parágrafo já que o próprio MediaWiki permitia fazer isso em outras wikis. Mas eu preferiria mesmo que houvesse um campo neutro para a discussão como Desgalipedia:Taboleiro dos administradores/Bloqueos e proteccións ou na própria Wikipédia como Wikipédia:Pedidos a administradores/Discussão de bloqueio (versão original). O único ponto semelhante ao da DP seria serem versões desburocratizadas do Muro das Lamentações.
  2. Não me oporia ao segundo parágrafo apesar de que, em caso de desvio ou vandalização, significaria fim do acordo de pedido de desbloqueio com implicativo de burlamento de bloqueio. A situação de um sysop rejeitar o pedido é um caso a parte.
  3. Não me oponho no terceiro parágrafo considerando de que o pedido seria apreciado por qualquer sysop neutro ao bloqueio, ou seja, não seja o sysop que bloqueou o usuário, deixando o sysop em questão fora da discussão para não influir. Rhubella selo-02.pngRhubella Marie, a ratinha preppie 1 401 preppieditsRhubella selo-01.png 02h50min de 29 de setembro de 2019 (UTC)
@Neuer: por favor se decida qual assinatura vai usar porque uma delas é a de seu sock e numa discussão não pode haver 2 contas discutindo o tema. Rhubella selo-02.pngRhubella Marie, a ratinha preppie 1 401 preppieditsRhubella selo-01.png

Sobre no que a Rhubella explicou e da minha opinião...

  1. Eu gostei da idéia de se ter um lugar neutro para se conversar, embora nem eu entendi como funcionaria essa página, se possivel de uma explicação mais suavel onde até mesmo os mais noobs feito eu mesmo consiga entender.
  2. Pode até ser complicado mesmo, mas pelo menos pela conversa ser aberto qualquer um possa ler, a decisão inicial ou mesmo final dependerá do Sysop e também do ofendido, onde se ambos concordarem com o desbloqueio, daí é apenas libera-lo do BAN e fim do caso, caso ambos neguém e mais ninguém opinar, então bastaria trancar a discussão por um certo tempo, até que o vândalo desista ou tente reaver discussão, mas no caso nenhuma parte decidir ou se ter outros usuários e Syops querer perdoar essa pessoa, essas poderão abrir uma votação de desbloqueio onde a decisão final será com a comunidade, nada muito complicado de se entender.
  3. O terceiro é como você mesmo explicou.

Bem, esses são os pontos. Só não saberia ainda saber é como poderia funcionar o processo de votação e se um usuário possa abrir uma votação de desban mesmo que o banido possa ofender ainda outras pessoas ou começar a burlar o bloqueio (para a DP significa ficar editando o Site mesmo sabendo não ser mais bem vindo, mas para mim seria criar uma conta secundária), ou caso seja todos apoiando o discordamento do desbloqueio desse usuário, quanto tempo poderiam proteger a página de discussão dele para que não fique abusando nela?

Mas numa coisa é certa, se esse banido for um reincidente (provocou o erro várias vezes), ficar apenas xingando e atacando usuários ou criando diversos Socks Puppets e vandalizando vários artigos mesmo banido, daí sim ele PERDERIA a chance do perdão, modificando o BAN dele para que impossibilite dele de editar a sua discussão, onde para que possa pelo ter a sua página de discussão original liberada, terá que chorar muito aos Sysops para isso, ou apenas continuar a errar e começar a levar RangeBlock até ele desistir de vez em nos infortunar. Dragomaniaco o grande Sábio 2myqbup.gif Comentários 617 Contribs 12h27min de 29 de setembro de 2019 (UTC)

O lugar neutro é na prática como seria o Muro das Lamentações na DP, o que se deve ser feito é tentar desburocratizar ao máximo o lugar, a minha intenção seria até permitido o usuário bloqueado pedir o desbloqueio na própria discussão e caso seja negado sem alguma infração realizada a coisa se resolver ali. Caso contrário, teria que haver um debate entre todos os usuários e todos os sysops que não efetuaram o bloqueio (independente se for amigo de tal usuário bloqueado), não havendo um consenso, não haveria outro jeito senão realizar uma votação. O último caso recorrente na DP sobre o Paladino Fascista me leva a crer que a burocratização do local não levou a nada e o site voltou a ter problemas de burlamentos de bloqueios. Rhubella selo-02.pngRhubella Marie, a ratinha preppie 1 401 preppieditsRhubella selo-01.png 20h05min de 29 de setembro de 2019 (UTC)
No caso do burlamento do bloqueio é parte da culpa dos babacas que vão la pra criar um monte de Socks para atacar os usuários, sem eles saberem que podem ser pegos pelo CheckUser e depois levar um RangeBlock na bunda para complicar suas vidas. Mas a suas explicação eu já entendo 80% e é genial, resumiria perfeitamente em uma ou três regrinhas apenas (caso queira separar em frases separadas). Agora é esperar outros ativos para comentar se gostou ou gostaria de acrescentar, ou se não gostou nem da minha idéia inicial sobre deixar vândalos livres na discussão para pedir o seu desbloqueio. Dragomaniaco o grande Sábio 2myqbup.gif Comentários 617 Contribs 23h02min de 29 de setembro de 2019 (UTC)

Revivendo esse debate até o restante dos defuntos voltarem a vida para discutirEditar

Então, faz semanas que estou esperando um feedback dos outros representantes da Wikimerda, além da Rhubella e também do Neuer que já opinaram aqui e eu agradeço por isso, mas eu queria ouvir outros, isso se aqui não foi completamente esquecido. Dragomaniaco o grande Sábio   Comentários 617 Contribs 02h33min de 9 de outubro de 2019 (UTC)

Quando vai ter a votação? Neuer, o alemão da Wikimerda Dê sua lolizinha aqui 421 Merdas feitas 13h33min de 9 de outubro de 2019 (UTC)
Com esse tópico que ta atualmente, vai ter votação até você alcançar a idade da adolescencia, he-he. Mas calma aí, primeiro é organizar as regras, mas farei isso quando vier o restante dos usuários e quando estiver tudo pronto aí sim colocar na votação, podendo ser uma única proposta, ou multiplas, depedendo no que colocarem aqui. Dragomaniaco o grande Sábio   Comentários 617 Contribs 17h01min de 9 de outubro de 2019 (UTC)

  Mas em casos GRAVES tipo atacar vários usuários, ou esse praticou racismo, homofobia ou coisas similares  

E quem disse que isso é contra as regras??

  ou o Sysop que o baniu não aceitar desbloquea-lo  

Não depende disso, na Wikimerda não existem decisões monocráticas, as regras não permitem. Não é "o sysop que o baniu", qualquer outro pode desbloqueá-lo se entender que deve fazer isto, ou ainda, se rolar uma discussão entre os usuários ativos acerca do caso.

  (ou a mesma pessoa caso ofendeu um Sysop)  

Aqui não há punição prevista para ofensas á sysops ou quaisquer outros usuários. E nem devem ser criadas.

Em geral, acho a ideia boa. Mas se for pra fazer, que façamos direito. Se for pra dar esse direito ao usuário mas encher isso de regras e de burocracia, então é melhor nem começar. Pra mim só a regra da reincidência é suficiente.

E claro, como eu disse anteriormente, o eventual desban não deve depender nem do ofendido (ninguém aqui pode ser banido por ofensa) e muito menos do sysop que baniu (aqui não há decisões monocráticas). Dessa forma, se formos aplicar o sistema, então que a decisão seja colegiada. Ou seja, a comunidade (50% + 1) decide.

E claro, apenas o burlamento de bloqueio (criar uma conta secundária/editar como IP durante seu tempo de bloqueio) e o vandalismo podem ser considerados motivos para retirar do usuário o direito ao perdão.

Lembrando que a regra de burlamento de bloqueio só deve ser aplicada na conta original caso o IP/segunda conta usada pelo usuário banido seja utilizada para burlar as regras. Caso o usuário volte durante seu tempo de bloqueio mas não realize nenhuma atividade ilícita (segundo as regras do site), o bloqueio na conta original não deve ser aumentado, mesmo que o usuário seja descoberto.--  Eu sou o seu Mestre! AsetLouve-me!MustapartaSacrilégios 19h04min de 9 de outubro de 2019 (UTC)

Você é mesmo o cerebro daqui. Eu gostei das suas opiniões, eu acho que amanhã então irei analisar melhor o seu texto e criar assim uma votação, assim as páginas de discussão serão otimas para ter um diálogo entre um banido e não ter nenhuma injustiça em ambos os lados, assim eu acho. Mas caso alguém abra a votação antes, então eu irei votar na certa, isso é, antes de dar uma pequena lida na proposta primeiro por garantia. Dragomaniaco o grande Sábio   Comentários 617 Contribs 20h38min de 9 de outubro de 2019 (UTC)

Creio que dá pra fazer a votação. Então seguindo o pensamento do Aset e o propósito da votação em si fica
  1. O usuário ficaria com o direito de usar a sua discussão para solicitar o seu desbloqueio ou usar um IP caso seja criado um canal (como o Muro das Lamentações para servir de meio de uso)
  2. Fica estabelecido que qualquer sysop pode verificar e julgar o pedido de desbloqueio sem qualquer pressão.
  3. Caso seja descoberto um sock havendo burlamento de bloqueio/ou vandalismo, perde-se esse direito
  4. Caso o usuário retorne sem que faça uma ação ilícita, mesmo descoberto não haverá aumneto de pena.

Caso de deixei pra trás algo nesse resumo e o Drago ainda resolver incluir algo deixo aberta a discussão. A não ser que ele não inicie a votação, devo criá-la no sábado de manhã ou ainda sexta-feira às 23 horas (caso eu chegue cedo do trabalho).  Rhubella Marie, a ratinha preppie 1 401 preppiedits  02h39min de 10 de outubro de 2019 (UTC)